Ir direto para menu de acessibilidade.

NAPNE

Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2016, 13h51 | Última atualização em Sexta, 07 de Julho de 2017, 09h32

home NAPNE

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE é o setor que articula as ações inclusivas no âmbito do Campus. Foi criado por meio da Portaria 978 de 18/08/2008 da Direção Geral do Ifes para atuar no desenvolvimento de ações que contemplem a acessibilidade no Ifes, com abrangência de ação em todo o Estado do Espírito Santo.

O Instituto Federal do Espírito Santo ganha nova estrutura e a Pró-Reitoria de Ensino adota meta de criação de um NAPNE em cada campus. Surge então a Portaria 154, de 21/10/10, da Direção do campus Serra, focando o plano de ação do NAPNE e este é instituído para atuação específica no campus Serra.

O Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008, dispõe sobre o atendimento educacional especializado e considera que esse serviço deve ser prestado aos alunos que possuem deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.

O Ifes expressou seu compromisso com a educação inclusiva ao aprovar o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI em 2009. O documento, apresenta o Plano de Promoção de Acessibilidade e de Atendimento prioritário, imediato e diferenciado às pessoas com necessidades educacionais especiais ou com mobilidade reduzida na Instituição.

O Núcleo, no campus Serra, tem como objetivo promover a acessibilidade e contribuir para a disseminação da ideia de que “Acessibilidade é um direito, não um privilégio, ( Willian Loughborough)".

Quem pode participar?
Alunos e servidores do campus Serra.