Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

NAPNE

Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2016, 13h51 | Última atualização em Quinta, 16 de Fevereiro de 2017, 14h47

livro

Informativo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica do aluno com necessidades educacionais especiais no Ifes.

Essa publicação do campus Serra do Ifes tem informações básicas sobre os direitos, relativos à inclusão e a acessibilidade, tendo em vista a disseminação da ideia do respeito às diferenças e o direito à educação para todos, sem discriminação.

A Inclusão Social da Pessoa com Deficiência no Brasil: como multiplicar este direito?

O objetivo desta publicação é disseminar informações relevantes sobre os direitos das pessoas com deficiência, formando multiplicadores e disponibilizando uma metodologia baseada nos princípios da educação popular. Acesse a publicação clicando na imagem.

É perguntando que se aprende - A inclusão das pessoas com deficiência.

O livro “É Perguntando que se Aprende – A inclusão das pessoas com deficiência” tem como objetivo oferecer informações e instrumentalizar o leitor sobre os direitos das pessoas com deficiência. O livro apresenta uma coletânea de perguntas e respostas, organizadas em sete temas distribuídos em capítulos: educação, saúde, trabalho, acessibilidade, transporte, isenção de impostos, aposentadorias e benefício assistencial. Acesse a publicação clicando na imagem.

O Voto da Pessoa com Deficiência.

O Instituto Paradigma e o Movimento Voto Consciente, apoiados pelo Instituto do Legislativo Paulista e pelo Centro Acadêmico Marici de Terapia Ocupacional do Centro Universitário São Camilo, lançaram uma cartilha com orientações ao eleitor com deficiência acerca de seus direitos de acesso às urnas, incentivando-o à participação no processo eleitoral. Voto. Mais que um direito, o caminho para a dignidade. Acesse a publicação clicando na imagem.

A Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.

Uma publicação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com a colaboração do Ministério Público do Trabalho que aborda a questão da Lei de Cotas - Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, especialmente seu art. 93. Trata do tema de forma acessível em Perguntas e Respostas, além de apresentar o conceito de pessoa com deficiência para a Lei de Cotas e muitas outras informações pertinentes. Acesse a publicação no link:http://www.acessibilidade.org.br/cartilha_trabalho.pdf

Turismo e Acessibilidade – Manual de orientações

Documento produzido pelo Ministério do Turismo de acordo com a legislação brasileira e Normas Técnicas – ABNT, para servir de instrumento orientador sobre temas relativos à acessibilidade, apresentando critérios, parâmetros, recomendações e informações para o exercício da plena cidadania aos que desejem usufruir dos benefícios da atividade turística. Apesar do turismo ser valorizado cada vez mais como atividade econômica capaz de gerar riquezas e promover a distribuição de renda, o Brasil ainda não alcançou as condições ideais, sustentáveis e inclusivas de modo a permitir o acesso de todos à experiência turística. Acesse a publicação clicando na imagem.

Fim do conteúdo da página