Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Ifes promove encontro para debater ações da Educação Especial
Início do conteúdo da página

Ifes promove encontro para debater ações da Educação Especial

Publicado: Quarta, 31 de Maio de 2017, 13h16 | Última atualização em Quarta, 31 de Maio de 2017, 13h16

acao

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes tem como missão promover educação profissional e tecnológica de excelência. E um dos compromissos da Instituição é fornecer as condições necessárias ao acesso, à permanência e ao sucesso desses alunos nos cursos do Ifes.

Para garantir educação de qualidade, com igualdade de condições no processo ensino-aprendizagem, o Instituto tem como desafio permanente a inclusão. E a sensibilização da comunidade acadêmica sobre a relevância desse processo faz parte desse desafio. Para isso, o Ifes promove, nos dias 20 e 21 de outubro, o I Encontro Estadual dos Napnees no Espírito Santo, na Pousada Santa Lúcia, no município de Santa Teresa.

Os Napnees são Núcleos de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais e são estruturas criadas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – Setec, do Ministério da Educação – MEC. Atualmente, o Ifes conta com Napnees implantados em oito campi: Alegre, Aracruz, Cariacica, Colatina, Itapina, Santa Teresa, Serra e Vitória.

O evento é voltado para servidores do Ifes envolvidos diretamente com os Napnees e/ou membros da comunidade escolar interessados na temática da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Foram convidados a participar do encontro representantes dos Núcleos, alunos do Ifes assistidos pelos Napnees, além de um representante da Setec e dos gestores do Instituto.

O principal objetivo é elaborar um documento orientador das ações da Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, para a rede de educação profissional e tecnológica no Espírito Santo, além de discutir e divulgar as ações promovidas pelos Napnees.

A programação do encontro prevê a apresentação do Coral de Libras do campus Itapina, conferência sobre o tema: “Perspectivas de inclusão de pessoas com necessidades específicas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica” e relato de experiências sobre os Napnees no Ifes e de estudantes com necessidades específicas do Instituto. Também serão formados grupos de trabalho para debater temas pertinentes ao evento.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página